Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2008

SAÍMOS NO JT

Imagem
D as salas de aula para os blogs é o nome do artigo publicado em 20/10 no Jornal da Tarde e que pode ser acessado na íntegra pelos assinantes, ou parcialmente (ver link abaixo) para aqueles que não têm a assinatura. O artigo, além de reforçar o trabalho de professores da rede pública e particular em suas experiências educativas por meio da internet, reforça a importância de utilizarmos a tecnologia a favor da aprendizagem e faz algumas recomendações como as dicas de segurança abaixo: DICAS DE SEGURANÇA Seja educado e cordial também na hora de publicar ou comentar Evite colocar endereço, telefone, nome da escola e nome completoNão torne públicos seus desejos, segredos. Sua intimidade é valiosa, cuide dela Cuidado com as fotos que publica, elas podem ser modificadas e usadas Você pode usar a moderação para evitar mensagens fora do contexto Você pode apagar seu blog ou fotolog, mas uma vez publicado tudo pode ser gravado por outros e voltar ao ar Fonte: Cartilha da ONG SaferNet www.safer

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Imagem
Os alunos das 6ªs e 7ªs séries foram ao Museu da Língua Portuguesa, no dia 21 de outubro, na Estação da Luz visitar a exposição “Machado de Assis” junto com a professora Kelly que antes fez um trabalho na Sala de Leitura com os contos: Apólogo, Carolina, A Missa do Galo, Os braços e algumas crônicas publicada no Jornal na secção Bons Dias, como a do Pancrácio. A professora Eliete também acompanhou os alunos e verificou o interesse dos mesmos pelos contos e alguns comentaram que pretendem ler outros. Os alunos adoraram a visita, aprenderam mais sobre a época, vida e obra de Machado de Assis, assim como gostaram de outras seções dedicados exclusivamente a Língua Portuguesa onde puderam brincar com as palavras e conhecer a História da Língua Portuguesa. Após a visita aproveitamos para conhecer o Parque da Luz onde os alunos ficaram encantados com o local e tiraram muitas fotos. É uma pena que nossa Escola só conseguiu levar cerca de 80 alunos pois precisamos arcar com as despesas d

10 passos para que seus filhos se tornem bons leitores

A iniciativa vem do site www.diadaleitura.org.br que vale a pena ser conhecido. Veja as dicas que eles dão aos pais e professores: para conhecer na íntegra o documento abaixo acesse http://www.ecofuturo.org.br/comunicacao/publicacoes/BrincarDeLer_download.pdf 1 Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura – revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instruções, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura. 2 Ofereça a eles um ambiente rico em termos de letramento: faça atividades com leitura, mesmo com bebês e crianças bem pequenas, e continue fazendo com as crianças e jovens que já estão na escola. 3 Converse com eles e escute-os quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral. 4 Peça para eles recontarem histórias ou informações que você leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso não acabe virando aula! Não é esse o espírito da proposta; preci

Agora é Marta ou Kassab?

Imagem
http://eleicoes.uol.com.br/2008/sao-paulo/kassabmarta.jhtm Para os eleitores, algumas informações a respeito dos rumos que tomarão as campanhas para o segundo turno. Todos os links de onde foram tiradas as informações e imagens estão a disposição para que você também pesquise a respeito dos dois candidatos e saiba mais. Afinal, votar com consciência é muito importante. Marta vai comparar gestões e trajetória política com Kassab A candidata Marta Suplicy (PT) disse em entrevista na noite deste domingo (5) em um hotel no Centro de São Paulo que nessa nova fase da campanha irá comparar as trajetórias políticas e as gestões dela e do atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM). Marta deixou claro estar mais satisfeita em ir ao segundo turno com Kassab do que com Alckmin. “Agora começa a final do campeonato e estou muito satisfeita que meu adversário é o Gilberto Kassab.” “Eu tinha clareza que ia para o segundo turno, mas não tinha clareza com quem iria. (...) O segundo t