Postagens

Mostrando postagens de 2011

O Ponto do Preconceito - Preconceito Racial Gera Confusão

Imagem
No ano de 2011 os alunos monitores da Sala de Informática da EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, na Zona Leste, produziram um vídeo contra o preconceito racial. Uma história curta, engraçada e surpreendente. Pode ser trabalhada em sala de aula com crianças e adolescentes. Veja o vídeo:

Alunos Monitores da Sala de Informática Participam da Cerimônia do Prêmio Paulo Freire

Imagem
Os alunos Lucas Roger e Lucas Mendonça (do 7º ano), Samanta Elisabeth e Luiz Henrique (do 8º ano), os professores João Batista e Adna Caetano (POIES) e o Diretor Marcos Mendonça participaram, em 20 de setembro, da Cerimônia da 6ª Edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a participação de vereadores da Comissão de Educação e de Lutgards Freire, um dos filhos do Educador Paulo Freire. Os alunos que representaram a EMEF Antônio Carlos ficaram contentes em participar e já querem ir a outros eventos. Eles tiveram seus vídeos (alguns deles postados nesse blog) destacados pelos promotores do evento.

Fotos II Mostra de Vídeos nas Escolas 2011

Imagem
Todos na Foto Oficial dos vencedores.  Escadaria da Galeria Olido. Estávamos indo embora muito felizes...     Em frente ao Banner do festival. Menção Honrosa -5º Colocado na Categoria Professor - Filme: Sentidos.                                                                                                                          ...

II Festival de Vídeos Nas Escolas

Imagem
Sábado, dia 15 de outubro de 2011, os Alunos Monitores foram à Galeria Olido, com a professora Neli para assistirem a exibição dos vídeos finalistas do II Festival de Vídeos Nas Escolas. Estiveram presentes prestigiando o evento as professoras Dayane, Marly e Conceição (protagonista do Filme Olhos Coloridos). Cinco vídeos foram inscritos e quatro deles passaram para a final ( Olhos Coloridos , Sentidos , Todos no Picadeiro e  Luz, Câmera...Animação !). Ficamos para a Premiação e tivemos a surpresa de receber a Menção Honrosa na Categoria Professor com o filme Sentidos . Confiram a lista dos premiados nas duas Categorias (Aluno e Professor): Ou acesse: http://festivalpaulistanodevideonasescolas.wordpress.com/ No site, você poderá assistir a todos os vídeos premiados, clicando sobre o nome do vídeo.

Gincana Esportiva, Cultural e Pedagógica 2011

Imagem
Texto de Guilherme Mariano e Juliana Dias. Imagens de Lucas Roger No dia 12 de setembro de 2011 os professores de Educação Física da EMEF Antônio Carlos realizaram a abertura da Gincana Esportiva, Cultural e Pedagógica 2011. Cada sala escolheu dez representantes para desfilar na quadra levando um cartaz com o nome de seu ano escolar. A abertura do evento foi feita pela Coordenadora Dalva: E a apresentação ficou a cargo da Professora Heloisa, de Geografia e História. Os alunos e professores cantaram o Hino Nacional e logo após foi realizado um jogo de futebol de professores contra alunos. Os alunos dos 5º, 6º, 7º e 8º anos cercaram a quadra para torcer pelos seus times. Foi uma grande confraternização. Os alunos se envolveram na atividade com bastante alegria.

Cientista e Inventores Negros

Por: Nelson Pascarelli Filho Publicado no Portal Geledes: http://www.geledes.org.br/ Uma das opções para se ensinar Ciências, é através de sua História. No nível fundamental consegue-se motivar o aluno pesquisando-se quando foram inventados os objetos de uso cotidiano: Rádio, batedeira, TV, DVD, aspirador de pó, absorvente, papel higiênico, pasta de dentes e medicamentos - antibióticos, analgésicos, soros e vacinas, entre outros. O contexto histórico amplia-se quando a pesquisa também se articula com os fatos políticos e culturais que ocorreram no surgimento da invenção. Por exemplo, em 1923 Garret Augustus Morgan, inventor afro-americano nascido em Kentucky, patenteou o semáforo automático. Nesse mesmo ano é fundada a primeira estação de rádio do Brasil; em 9 de novembro, Adolf Hitler liderou o fracassado golpe contra o governo Bávaro, Hitler e seus partidários são presos por traição. Quando o grupo docente está bem coordenado e compromissado com a proposta pedagógica que ele mesmo de...

"JORNAL JOVEM" VOLTOU COM TUDO!

Imagem
Texto escrito por: Sabrina Estevam e Mario Cezar O ano passado o jornal da escola foi coordenado pela ProfªLuzinete, este ano conta com a colaboração da profª Fátima Eliana e a Profª Ádna. Isso quer dizer que “O Jornal Jovem” está de volta e cheio de novidades. A primeira edição foi feita pelos alunos da 7ªA. As próximas edições contarão com a colaboração dos alunos da 7ªF. Se você ainda não viu o jornal, aproveite! Porque está exposto no pátio próximo à entrada das salas de aula.

Oficina de Animação - 6ª E

Imagem
Neste semestre sentimos o desejo de enveredar no campo da Animação. Por ser um território desconhecido, enfrentamos muitos desafios. Foi necessário e indispensável um trabalho de pesquisa para o entendimento de algumas técnicas. Passamos alguns meses assistindo a outras animações, lendo teoria e principalmente praticando. Ao longo do semestre, realizamos alguns testes de animação, todos com a ajuda dos alunos monitores, figuras essenciais para a construção dos vídeos. Esse vídeo é resultado das Oficinas de Animação que aconteceram durante as aulas no Laboratório de Informática e tem o caráter experimental como eixo propulsor. Os alunos da 6ªE construíram uma série de animações com alguns segundos cada. Utilizaram o Paint e aprenderam que, para cada quadro de movimento, são feitos vários desenhos. Além desse, há outros vídeos que já foram publicados no Blog, utilizando Stop Motion e animação com massinha. Agradecemos, em especial, à Profª. Ana Lúcia por colaborar e apoiar essa idei...

Oficina de Pintura na Escola

Imagem
Vídeo produzido a partir da “ Oficina de Pintura Alfredo Volpi ”.   A Profª.: Maria Luíza junto com sua turma 3ªC fizeram uma releitura da tela de Alfredo Volpi “Barco com Bandeirinhas e Pássaros” (1955). O resultado desse trabalho foi a montagem de um painel para exposição e o vídeo. Volpi é conhecido por pintar em seus quadros bandeirinhas coloridas. A escolha do trabalho com esse genial pintor brasileiro (autodidata) vem ao encontro das festas juninas que também se utilizam das bandeirolas na decoração. Parabéns à Profª.: Maria Luíza e aos alunos pelo excelente trabalho!     

O CORPO QUE MOVIMENTA A REDE

Imagem
Vídeo produzido pelos alunos e professores da EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, a partir de reflexões sobre o corpo, a rede social e portabilidade cultural, utilizando como estratégia de letramento a poesia concreta. Esse trabalho é resultado da 1a. fase do projeto de educomunicação "Rede Jovem Comunica" que acontece em 6 escolas públicas de São Miguel Paulista.

Envolvimento dos Jovens na Cultura Hip Hop

Imagem
O envolvimento se dá em diferentes níveis, dependendo do trajeto que cada pessoa ou grupo empreende ou não no circuito do hip-hop. Existem jovens e/ou grupos de jovens que tem um contato tênue com os elementos, enquanto outros participam ativamente, freqüentando com assiduidade os espaços, encontros, eventos, festas espalhados pela cidade. Por essas razões construí uma classificação inicial do grau de envolvimento dos jovens, agentes pesquisados. Ler postagem completa em: Postagem oferecida por:

Intelectuais da Periferia – Rappers

Imagem
No início dos anos 1990, a forte influência do discurso intelectualizado dos grupos de RAP estadunidenses e o contato com o movimento negro levaram os rappers paulistanos a incorporar alguns símbolos da luta afro-americana pelos direitos civis (Leia: ANDRADE, E. N. de. RAP e Educação, RAP é Educação. São Paulo, Hummus, 1999.). Em decorrência disso, os rappers passaram a ler biografias dos principais líderes afro-americanos com o intuito de conhecer a história da diáspora africana para as Américas e, principalmente, as especificidades do racismo brasileiro. A estratégia centrava-se na obtenção do entendimento e conhecimento dos problemas sociais e étnicos para fundamentar as ações e as canções RAP. (Leia: SILVA, J. C. G. da. Arte e educação: a experiência do hip hop paulistano. In: RAP e Educação, RAP é Educação. São Paulo, Hummus, 1999. pp. 23-38.) Ler postagem completa e ver vídeo em: Postagem oferecida por:

2011 - Ano Internacional do Afrodescendente

Imagem
As representações mundiais da UNESCO estão promovendo o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Durante todo ano haverá eventos que intensificam as discussões sobre ações que garantam a igualdade e inclusão da população negra por meio da cultura e da educação. Acesse a o site da representação da UNESCO no Brasil: No blog Periferia em Movimento há informações sobre bolsa de estudo para afrodescendentes. Acesse: Ηá ainda a oportunidade de bolsa de estudos para afrodescendentes na através da FUNDAÇÃΟ FORD Postagem oferecida por:

Olhos Coloridos

Imagem
Texto escrito por: Mario Cezar, Rafael Carvalho, Sabrina Estevam e Nathalia Vieira. Os alunos monitores do turno da manhã produziram um vídeo e o editaram (no Windows Live Movie Maker e Audacity), nele há algumas informações sobre a cultura Afro Brasileira,em especial, a questão do cabelo. Usamos massa de modelar, programa Paint Brush, fotos e a participação de alguns professores e alunos de 3ª, 5ª e 6ª séries. O vídeo Olhos Coloridos foi uma ideia dos alunos monitores que a professora Neli apoiou, a partir da música da cantora Sandra de Sá.

RAP como instrumento de conscientização

Imagem
O fato de o RAP ter sido confundido preconceituosamente com o crime, como se os rappers incitassem à violência, impediu que a representação feita por suas letras fosse plenamente apreendida. Os alertas feitos pelos rappers sobre as armadilhas dos sistema capitalista contra o jovem pobre foram vistos como convocação para uma guerra contra a sociedade. No senso comum, desenvolveu-se uma odiosa idéia de que o jovem afrobrasileiro, pobre, morador das periferias, sem acesso a escola de qualidade e, conseqüentemente, sem colocação no mercado de trabalho era um potencial criminoso. Os preconceituosos tomaram as letras de RAP como um reforço da “fúria” desse jovem contra a “sociedade de bem”. Ao contrario disso, o RAP, como instrumento de conscientização e veículo de transmissão de mensagens dos jovens afrobrasileiros pobres, foi a voz mais competente para avisar que a verdadeira “malandragem” é viver. Postagem oferecida por:

RAP - representação de escolhas

Imagem
As letras de RAP contribuíram para a compreensão de como parcela dos jovens vivem na periferia de São Paulo e dos significados que deram às representações que fizeram de suas vivências marcadas por profunda escassez, privação e violência. Entender historicamente as escolhas que esses jovens respresentaram em suas canções costitui-se um desafio, na medida em que as letras carregam sonhos, desejos, dores, esperanças e projetos ou, em algumas delas, a falta disso tudo. Expressão Ativa - Na dor de uma Lágrima - Espaço RAP Postagem oferecida por:

XIII SEMANA DA ÁFRICA 2011 - SP

Imagem
Em São Paulo vai acontecer a tradicional Semana da África, conforme segue abaixo; mas em Salvador também ocorrerão atividades relativas ao dia da África. Imagem: pretaaporter.com XIII SEMANA DA ÁFRICA 2011 - SP A XIII SEMANA DA ÁFRICA 2011 está programada do dia 25 ao dia 28 de maio e contará com atividades culturais, recreativas e de reflexão, envolvendo mesas-redondas, cursos, exposição, projeção de filmes e o Prêmio Kabengele Munanga sobre temas voltados para a África. O evento, organizado pela ONG Fórum África, já é tradição neste mês, quando se comemora, em 25 de maio, o dia da África. O evento tem caráter sociocultural e visa a desconstrução dos estereótipos criados sobre a África, e a construção de um novo olhar sobre a população africana. Abaixo segue a programação. Durante o evento você também poderá encontrar os livros do Quilombhoje. ABERTURA OFICIAL DA XII SEMANA DA ÁFRICA África: expressões culturais, diáspora e criatividade. ABERTURA: Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC/SP)...

A FALSA ABOLIÇÃO

Imagem
No dia 13 de maio de 1888, foi abolida "juridicamente" a escravidão no Brasil, pela lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel. Mas o que representou realmente esta lei para a população negra naquela época? Os ex-escravos deixaram de ser "coisa", propriedade de seus senhores, mas não houve preocupação politica nenhuma para receber, como cidadãos, a massa escrava liberta. Ficaram, portanto, sem lugar como membros efetivos da sociedade, à margem da produção. A ideologia de inferioridade, já impregnada no Brasil sobre o negro e seu trabalho, levou-o a desenvolver atividades de pouco ou nenhum prestígio social. Houve uma sensível preferência pelo trabalho do imigrante europeu.Sem ter para onde ir, competindo em situação de completa desigualdade com os imigrantes nas fazendas e nas cidades, os negros passaram a viver situação de desemprego ou subemprego e a maginalidade. Portanto, a lei Áurea não trouxe efetivamente a verdadeira liberdade para o povo negro.A situaçã...

VOCÊ SABIA QUE ...

Imagem
A escrava Anastácia simboliza todas as mulheres negras torturadas e estupradas até a morte pelos senhores de fazenda, porque, por sua beleza, altivez e resistência às investidas sexuais dos senhores, foi castigada, sendo obrigada a usar, no rosto, uma máscara de ferro por muitos anos de sua existência ?; As mulheres representam uma força especial nos movimentos negros, com organizações espalhadas por todo o Brasil ?; Algumas mulheres se destacaram como líderes em quilombos?; Aqualtume foi a líder do Mocambo de Aqualtume, em Palmares, e Teresa do Quariterê reinou por vinte anos no Quilombo do Quariterê? Fonte: ALMANAQUE PEDAGÓGICO AFRO-BRASILEIRO. Contribuição: Profª Conceição França Digitação e Imagem: Sabrina Estevam  

RAP - Outra Representação Competente da Violência

Imagem
Ao Cubo - Naquela Sala Alguns rappers se tornaram, por meio de suas canções, cronistas competentes da violência cotidiana a que está submetido parcela dos jovens pobres de periferia. Por sofrer o que canta, o rapper é o legitimo portador da autoridade para falar sobre o sofrimento desses jovens. Ao perceberem a força do tema "violência" no cotidiano e o consequente reforço dado pelos meios de comunicação, os rappers se especializaram em abordar a violência em todas as suas dimensões. Dessa forma o RAP passou a inverter o discurso dos meios de comunicação, cantando de outro ponto de vista o que era distorcido pela mídia. O RAP apresenta versões alternativas ao discurso midiatico da violência. O RAP apresenta um confronto sócio-político que procura neutralizar as falas incriminatórias e ideologizadas dos noticiários, que costumavam a associar o RAP à criminalidade nas favelas e nos morros. Muitos, preconceituosamente, confundiram o RAP com o crime. Por isso, essas representaçõe...

Cursos Profissionalizantes a Distância

Imagem
Há duas semanas comecei um curso a distância (Criação de Websites) pelo portal cursos educar . O Portal cursos educar oferece uma variedade de cursos profissionalizantes, dentre eles: Diagramação de Jornais e Revistas, Assessoria de Comunicação, Reportagem em TV, Redação em Rádio, Informática, Mídias Sociais, etc. São todos cursos muito baratos e práticos, que possibilitam a aplicação do conhecimento já na primeira semana. A modalidade de ensino a distância facilita enormemente a vida de que precisa estudar, mas não tem tempo. Além desses citados, o cursos educar oferece também vários cursos gratuítos. É só entrar no site e conferir:

Edifício "ondulado" é o mais novo arranha-céu de Nova York

Imagem
Um prédio de apartamentos com uma fachada "enrugada", construído pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry, é o mais novo arranha-céu de Nova York. Quem observa o edifício projetado por Gehry nota um efeito de ondulação em sua fachada. O prédio foi inspirado nas dobras dos tecidos retratados pelos pintores renascentistas. A obra recebeu elogios entusiasmados, e já é considerada o edifício mais bonito e elegante da cidade. Nova York tornou-se célebre por seus arranha-céus. Um dos mais famosos, o Empire State Building, era o mais alto do mundo ao ser inaugurado, em 1931. O Empire State foi superado pelas torres gêmeas do World Trade Center, inauguradas em 1973 e destruídas pelos atentados de 11 de setembro de 2001. No Marco Zero, onde ficavam as torres gêmeas, outro prédio está sendo erguido. Construtores trabalham dia e noite para erguer o One World Trade Center nos escombros do antigo centro empresarial. Fonte: folha.com

RACISMO É BURRICE!

Imagem
Vídeo com a música: "Lavagem Cerebral" de Gabriel O Pensador.

BRASIL : 13 de maio Faculdade Zumbi dos Palmares Diploma Profissionais!

Imagem
Por Denise Porfírio     Na semana em que se celebra o 13 de maio, a Faculdade Zumbi dos Palmares lança no mercado de trabalho profissionais diplomados em diferentes áreas do conhecimento. O ato tem significado extraordinário, levando-se em consideração a pesquisa recém-lançada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aponta a educação como uma das principais contribuições para a redução da pobreza no País. A solenidade de formatura aconteceu nesta segunda-feira (09 de maio), às 19 horas, na Fundação Memorial da América Latina (SP). O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, participou da cerimônia de diplomação das turmas de Administração de Empresas e Tecnologia em Transporte Terrestre da faculdade. COTAS – Uma das maiores referências da luta pela inclusão dos afro-brasileiros nos espaços de exercício de cidadania, Ferreira diz que a iniciativa constrói um ambiente de igualdade de oportunidades e cria condições para que a popula...

ANIMAÇÃO!

Imagem
Vídeo produzido pelos alunos colaboradores sobre técnicas de animação, utilizando: Paint, Stop Motion, bloco de papel.

Chico Buarque fala sobre racismo.

Imagem
O cantor Chico Buarque fala sobre o processo de miscigenação no Brasil e sobre o fato de o brasileiro ter dificuldade de aceitação de sua identidade étnica.

DOMESTIC VIOLENCE

MÃE!

http://www.releituras.com/rubembraga_mae.asp Mãe (Crônica dedicada ao Dia das Mães, embora com o final inadequado, ainda que autêntico.) Rubem Braga O menino e seu amiguinho brincavam nas primeiras espumas; o pai fumava um cigarro na praia, batendo papo com um amigo. E o mundo era inocente, na manhã de sol. Foi então que chegou a Mãe (esta crônica é modesta contribuição ao Dia das Mães), muito elegante em seu short, e mais ainda em seu maiô. Trouxe óculos escuros, uma esteirinha para se esticar, óleo para a pele, revista para ler, pente para se pentear — e trouxe seu coração de Mãe que imediatamente se pôs aflito achando que o menino estava muito longe e o mar estava muito forte. Depois de fingir três vezes não ouvir seu nome gritado pelo pai, o garoto saiu do mar resmungando, mas logo voltou a se interessar pela alegria da vida, batendo bola com o amigo. Então a Mãe começou a folhear a revista mundana — "que vestido horroroso o da Marieta neste coquetel...

TUDO É AFRICANO - Vídeo da Palestra do Prof. Henrique Cunha Jr.

Imagem
Palestra realizada no dia 18/04/2011 na EMEF Antônio Carlos de Andrada e Silva, ministrada pelo Prof. Dr. Henrique Cunha Jr. sobre as Contribuições dos Africanos para a Cultura Brasileira. Filme produzido pelos Alunos Monitores da Sala de Informática Educativa.

CLIMA DE FAVELA: Divulgação - Livros da Periferia

CLIMA DE FAVELA: Divulgação - Livros da Periferia : "Blog criado para apresentar livros e escritores da e sobre a periferia. Muitos são os que não são daqui e que resolveram pesquisar e escreve..."

CLIMA DE FAVELA: Mais Videos da Série Contra o Racismo

Imagem
CLIMA DE FAVELA: Mais Videos da Série Contra o Racismo : "O medo branco:"

Leia o blog de JEFERSON DE

Imagem
Blog do cineasta JEFERSON DE http://jefersonde.blogspot.com/

Lázaro Ramos A VELHA SENTADA: Para ler

Imagem
A VELHA SENTADA: Para ler : "Leiam o artigo da Revista Brasileiros sobre o lançamento do Livro A Velha Sentada em: http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/42/textos/1351/

Lázaro Ramos A VELHA SENTADA: Lázaro é capa da Época e fala do livro A Velha Sen...

Imagem
A VELHA SENTADA: Lázaro é capa da Época e fala do livro A Velha Sen... : "Lázaro Ramos é capa da revista época desta semana e comenta sobre o livro A Velha Sentada."

A VELHA SENTADA: Depoimento

A VELHA SENTADA: Depoimento : "Lázaro Ramos em bate-papo informal no dia do lançamento de seu livro, A Velha Sentada , na Biblioteca de São Paulo. Gravação realizada pel..."

Jeferson De na área

Imagem
Em "Bróder", periferia é berço da amizade de jovens Dirigido por Jeferson De, o longa tem Caio Blat no elenco e é ambientado no Capão Redondo, em São Paulo O cineasta Jeferson De tomou o pulso da periferia paulistana e estreou em longas com "Bróder", um drama sólido em torno da irmandade espiritual e sincera de três jovens nascidos no Capão Redondo. O imenso bairro do extremo sul da capital paulista, quase uma cidade dentro da cidade, ganha contornos, detalhes e humanidade. Tudo isso pulsa na tela com muita tensão, por conta de um roteiro afinado - de Jeferson, Newton Cannito e colaboração do mais conhecido escritor da região, Ferréz, nos diálogos. Ancorado nessa fonte de verdade, o filme se estrutura com uma montagem tensa, rente aos personagens, de Quito Ribeiro, que sinaliza o quanto a tragédia flerta com a alegria quase sem fronteira, quase sem parar. É dessa matéria viva que "Bróder" é feito. A passagem por alguns festivais em 2010, como Berlim, com ...