Postagens

Mostrando postagens de junho, 2011

Oficina de Animação - 6ª E

Imagem
Neste semestre sentimos o desejo de enveredar no campo da Animação. Por ser um território desconhecido, enfrentamos muitos desafios. Foi necessário e indispensável um trabalho de pesquisa para o entendimento de algumas técnicas. Passamos alguns meses assistindo a outras animações, lendo teoria e principalmente praticando. Ao longo do semestre, realizamos alguns testes de animação, todos com a ajuda dos alunos monitores, figuras essenciais para a construção dos vídeos. Esse vídeo é resultado das Oficinas de Animação que aconteceram durante as aulas no Laboratório de Informática e tem o caráter experimental como eixo propulsor. Os alunos da 6ªE construíram uma série de animações com alguns segundos cada. Utilizaram o Paint e aprenderam que, para cada quadro de movimento, são feitos vários desenhos. Além desse, há outros vídeos que já foram publicados no Blog, utilizando Stop Motion e animação com massinha. Agradecemos, em especial, à Profª. Ana Lúcia por colaborar e apoiar essa idei

Oficina de Pintura na Escola

Imagem
Vídeo produzido a partir da “ Oficina de Pintura Alfredo Volpi ”.   A Profª.: Maria Luíza junto com sua turma 3ªC fizeram uma releitura da tela de Alfredo Volpi “Barco com Bandeirinhas e Pássaros” (1955). O resultado desse trabalho foi a montagem de um painel para exposição e o vídeo. Volpi é conhecido por pintar em seus quadros bandeirinhas coloridas. A escolha do trabalho com esse genial pintor brasileiro (autodidata) vem ao encontro das festas juninas que também se utilizam das bandeirolas na decoração. Parabéns à Profª.: Maria Luíza e aos alunos pelo excelente trabalho!     

O CORPO QUE MOVIMENTA A REDE

Imagem
Vídeo produzido pelos alunos e professores da EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, a partir de reflexões sobre o corpo, a rede social e portabilidade cultural, utilizando como estratégia de letramento a poesia concreta. Esse trabalho é resultado da 1a. fase do projeto de educomunicação "Rede Jovem Comunica" que acontece em 6 escolas públicas de São Miguel Paulista.

Envolvimento dos Jovens na Cultura Hip Hop

Imagem
O envolvimento se dá em diferentes níveis, dependendo do trajeto que cada pessoa ou grupo empreende ou não no circuito do hip-hop. Existem jovens e/ou grupos de jovens que tem um contato tênue com os elementos, enquanto outros participam ativamente, freqüentando com assiduidade os espaços, encontros, eventos, festas espalhados pela cidade. Por essas razões construí uma classificação inicial do grau de envolvimento dos jovens, agentes pesquisados. Ler postagem completa em: Postagem oferecida por:

Intelectuais da Periferia – Rappers

Imagem
No início dos anos 1990, a forte influência do discurso intelectualizado dos grupos de RAP estadunidenses e o contato com o movimento negro levaram os rappers paulistanos a incorporar alguns símbolos da luta afro-americana pelos direitos civis (Leia: ANDRADE, E. N. de. RAP e Educação, RAP é Educação. São Paulo, Hummus, 1999.). Em decorrência disso, os rappers passaram a ler biografias dos principais líderes afro-americanos com o intuito de conhecer a história da diáspora africana para as Américas e, principalmente, as especificidades do racismo brasileiro. A estratégia centrava-se na obtenção do entendimento e conhecimento dos problemas sociais e étnicos para fundamentar as ações e as canções RAP. (Leia: SILVA, J. C. G. da. Arte e educação: a experiência do hip hop paulistano. In: RAP e Educação, RAP é Educação. São Paulo, Hummus, 1999. pp. 23-38.) Ler postagem completa e ver vídeo em: Postagem oferecida por:

2011 - Ano Internacional do Afrodescendente

Imagem
As representações mundiais da UNESCO estão promovendo o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Durante todo ano haverá eventos que intensificam as discussões sobre ações que garantam a igualdade e inclusão da população negra por meio da cultura e da educação. Acesse a o site da representação da UNESCO no Brasil: No blog Periferia em Movimento há informações sobre bolsa de estudo para afrodescendentes. Acesse: Ηá ainda a oportunidade de bolsa de estudos para afrodescendentes na através da FUNDAÇÃΟ FORD Postagem oferecida por:

Olhos Coloridos

Imagem
Texto escrito por: Mario Cezar, Rafael Carvalho, Sabrina Estevam e Nathalia Vieira. Os alunos monitores do turno da manhã produziram um vídeo e o editaram (no Windows Live Movie Maker e Audacity), nele há algumas informações sobre a cultura Afro Brasileira,em especial, a questão do cabelo. Usamos massa de modelar, programa Paint Brush, fotos e a participação de alguns professores e alunos de 3ª, 5ª e 6ª séries. O vídeo Olhos Coloridos foi uma ideia dos alunos monitores que a professora Neli apoiou, a partir da música da cantora Sandra de Sá.