Ler uma paixão em minha vida !

É decisivo ler e escrever em minha vida porque lendo me permito sonhar com um mundo melhor, onde as diferenças propiciem aprendizados e, estes, propiciem a construção de caminhos que possibilitem a todos uma vida plena e, escrevendo, posso sempre registrar estes sonhos que vêm cheios de imaginação, desejos, loucuras, sofrimentos e alegrias.
O mergulho em toda a história já construída pelo homem só é possível através da leitura e, sem isso, é impossível compreender todos os processos que levaram, levam e levarão o homem a buscar superar-se sempre. A possibilidade de vivenciarmos sabores, perfumes, sensações que não são próprias de nosso lugar, só é possível através da leitura. Assim sendo, aquele que nunca deixou seu lugar poderá sim, conhecer todos os sabores, sentimentos, prazeres e desprazeres de outros lugares através da leitura.
Penso que uma conversa sobre qualquer assunto quando recheada de conhecimentos adquiridos através de uma leitura, seja um romance ou uma noticia de jornal, pode mover o outro a ler. O mesmo pode acontecer com a escrita, pois se escrevo bilhetes, cartões, cartas para os que me tocam, estarei de alguma forma tocando-o para a possibilidade de também registrar seu pensamento, seus sonhos, suas expectativas em relação a mim e a outros de seu circulo de amigos, profissionais ou escolares.
A cada dia que passa penso que o trabalho com leitura está colocado dentro de um “estado de paixão”, ou seja, quando o ser humano está apaixonado tudo é permitido, não existe ser humano apaixonado que não se torne encantador e convincente aos olhos dos outros. Portanto, minha única certeza em relação à formação de leitores e de mediadores de leitura é que seja necessário ser apaixonado pela leitura, mas não basta uma paixão qualquer, deve ser uma paixão avassaladora para assim poder arrastar todos os envolvidos para este estado, afinal como já dizia o grande poeta ... todas as cartas de amor são ridículas, mas ridículo mesmo é quem nunca as escreveu ... as questões da leitura para mim são assim, é ridículo não estar apaixonado por elas.
Forte abraço a todos os leitores deste Blog, e meu obrigado por permitirem escrever nele.
Paulo Gonçalo dos Santos
Educador

Comentários

Rose Gimenes disse…
Belíssimo texto Paulo, seja bem vindo ao nosso blog.

Rose Gimenes

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE