Dengue - os números pelo país

05/02/2008 - 10h10
Dengue hemorrágica matou 158 no país em 2007
Agência EstadoEm São Paulo
DEshow('180x150',5,0);
Os casos de dengue hemorrágica, ou Febre Hemorrágica de Dengue (FHD), nunca foram tão letais como no ano passado. Em 2007, 158 mortes foram registradas no país. Isso é mais do que o dobro de 2006, ano em que 76 óbitos foram confirmados. O número supera também o recorde anterior de 2002, quando 150 pessoas morreram em conseqüência da doença. O vírus da dengue tem quatro subtipos. A pessoa que se infecta pela primeira vez adquire a dengue clássica. Curada, fica imune contra esse subtipo específico, mas não contra os outros três. Quando ocorre uma segunda infecção, a doença se manifesta de maneira mais violenta e pode matar.De acordo com o boletim sobre a situação da dengue no País, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, 559.954 casos foram registrados em 2007, 1.541 de dengue hemorrágica. Procurado pela reportagem, o secretário adjunto de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Fernando Pimenta, não foi encontrado. Em 2007, 86% dos casos de dengue hemorrágica foram concentrados nos Estados do Ceará, Rio, Maranhão, Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em relação aos óbitos, 64% ocorreram nesses mesmos Estados.São Paulo registrou o maior número de casos (82.912), enquanto o Rio liderou o ranking das mortes (29). A região Centro-Oeste, no entanto, teve a maior taxa de incidência do País (827 casos por 100 mil habitantes), sendo classificada como de alta incidência de dengue. Em 2007, foram notificados no Centro-Oeste 111.757 casos de dengue e confirmados 192 de hemorrágica, o que causou a morte de 35 pessoas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Comentários

Rose Gimenes disse…
Já que pelo visto não dá para contar com o governo, é importante que estejamos atentos pelo menos em relação às nossas casas, principalmente com esta temporada de chuvas, pneus velhos e garrafas, caixas d'água, pratinhos de plantas, enfim, façamos pelo menos o que estiver ao nosso alcance para conter a dengue.
Boa volta às aulas a todos.
Prof. Rose
Kelly Castro disse…
É verdade Rose, cada um por sí e Deus nos acuda!Pelo menos a Vai-Vai pôs o "bloco da educação" na rua,o país espera agora as micaretas.
Vamos às aulas!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE