RELATÓRIO DE VISITA A CAPITAL DA REPÚBLICA (BRASÍLIA)

Escrito por: CÉLIA ARAÚJO DE CARVALHO



Relatório apresentado como exigência de avaliação da Disciplina Optativa: “A Cidade Constitucional e a Capital da República VI” do Curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP.


 
Responsáveis: Prof.Dr. Douglas R. Andrade
                         Prof.Dr. Marcelo A. Nerling
 
Por tratar-se de uma experiência de imersão educativa, a disciplina optativa de graduação do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP intitulada “A Cidade Constitucional e a Capital da República VI” objetiva a participação ativa dos alunos na observação e na interação em ambiências técnicas e políticas do governo federal brasileiro.
            O plano de visitação à Brasília – DF e às instituições que dão sustentação ao governo do país, no período de 02 a 08/09 - SEMANA DA PÁTRIA - do corrente ano, partiu da crença na aprendizagem participante dentro de um processo de apreensão interpretação e reflexão das informações referentes ao atual papel do Estado Brasileiro e os Poderes da República, além do encontro nas dimensões paisagística, arquitetônica, estética e cultural com essa representação concreta e simbólica de cidade.
Transitando pelos espaços de formulação das políticas públicas federais - aspectos operacionais e orçamentários - pretende-se ampliar o universo de análise do processo de gestão, avaliação por controle institucional e o correspondente e necessário apoio ao controle social. A almejada efetividade dessa dinâmica deve contemplar a pretensão de formação continuada para o exercício responsável da carreira e da cidadania plena.
Circulando pelo espaço físico da cidade, busca-se um reconhecimento e valorização da diversidade, pois como referência de ponto de encontro nacional, mobiliza e por vezes aperfeiçoa comportamentos e envolvimentos com múltiplas expressões. Além disso, o contato com os símbolos nacionais explicita reflexões sobre civismo e patriotismo, numa interessante (re)composição identitária.
As experiências vívidas e vividas com o grupo - estudantes, coordenadores e colaboradores - estão registradas a seguir, conservando os olhares daquela que se coloca como “eterna aprendente” e que espera com tal depoimento colaborar com àqueles outros que se dispõem a ocupar esse lugar na vida.



Leia o Relatório completo em: http://www.slideshare.net/celiacorredora/relatrio-braslia-df-2012
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE