RELATÓRIO DE VISITA A CAPITAL DA REPÚBLICA (BRASÍLIA)
Escrito por: CÉLIA ARAÚJO DE CARVALHO
Leia o Relatório completo em: http://www.slideshare.net/celiacorredora/relatrio-braslia-df-2012
Relatório
apresentado como exigência de avaliação da Disciplina Optativa: “A Cidade
Constitucional e a Capital da República VI” do Curso de Bacharelado em Gestão
de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP.
Responsáveis:
Prof.Dr. Douglas R. Andrade
Prof.Dr. Marcelo A.
Nerling
Por tratar-se de uma
experiência de imersão educativa, a disciplina optativa de graduação do curso
de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP intitulada “A Cidade Constitucional
e a Capital da República VI” objetiva a participação ativa dos alunos na
observação e na interação em ambiências técnicas e políticas do governo federal
brasileiro.
O
plano de visitação à Brasília – DF e às instituições que dão sustentação ao
governo do país, no período de 02 a 08/09 - SEMANA DA PÁTRIA - do corrente ano,
partiu da crença na aprendizagem participante dentro de um processo de
apreensão interpretação e reflexão das informações referentes ao atual papel do
Estado Brasileiro e os Poderes da República, além do encontro nas dimensões
paisagística, arquitetônica, estética e cultural com essa representação
concreta e simbólica de cidade.
Transitando pelos espaços
de formulação das políticas públicas federais - aspectos operacionais e
orçamentários - pretende-se ampliar o universo de análise do processo de gestão,
avaliação por controle institucional e o correspondente e necessário apoio ao
controle social. A almejada efetividade dessa dinâmica deve contemplar a
pretensão de formação continuada para o exercício responsável da carreira e da
cidadania plena.
Circulando pelo espaço
físico da cidade, busca-se um reconhecimento e valorização da diversidade, pois
como referência de ponto de encontro nacional, mobiliza e por vezes aperfeiçoa
comportamentos e envolvimentos com múltiplas expressões. Além disso, o contato
com os símbolos nacionais explicita reflexões sobre civismo e patriotismo, numa
interessante (re)composição identitária.
As experiências vívidas e
vividas com o grupo - estudantes, coordenadores e colaboradores - estão
registradas a seguir, conservando os olhares daquela que se coloca como “eterna
aprendente” e que espera com tal depoimento colaborar com àqueles outros que se
dispõem a ocupar esse lugar na vida.
Comentários