"A EJA QUE QUEREMOS"

Seminário “A EJA que queremos: um momento de reflexão sobre os rumos da EJA...”
O seminário da EJA foi pensado com a intenção de ser um espaço de reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos que vem sendo construída ao longo de alguns anos na EJA da EMEF Antonio Carlos.
Para este evento convidamos professores, alunos, pais, filhos, amigos e demais familiares da comunidade da EJA para compartilhar desse momento de reflexão e construir conosco uma Educação de Jovens e Adultos, mais próxima das necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos.
Por que um seminário sobre Educação de Jovens e Adultos da EMEF Antonio Carlos
Há alguns anos o grupo de EJA – ACAS tem se dedicado a compreender em que condições é possível garantir a permanência do aluno de EJA na escola, bem como,  refletir sobre o que e como aprendem nossos jovens e adultos. Além disso, em alguns momentos temos refletido sobre que tipo de atividade pode ser potencializadas de modo a garantir um ensino que tenha o caráter de ampliar os conhecimentos dos alunos, bem como, as capacidades gerais para que possa viver melhor na sociedade.
Este ano, estamos passando por uma crise, desde a notícia do fechamento da EJA ciclo 2. Alguns alunos optaram por parar logo que souberam que não teria continuidade o curso aqui. Já refletimos sobre o fato de ter sido um erro envolver os alunos tão cedo, na informação de que o curso fecharia em 2013, mas isso não vem ao caso aqui. O fato é que a baixa na freqüência no final do ano, pode sim ter como causa o fantasma de 2013, mas pela nossa experiência, podemos afirmar que não é só isso. Há algum tempo temos nos feito alguns questionamentos sobre as formas de aprender e ensinar na EJA, o que quer o jovem e o adulto da EJA, qual a melhor forma de organizar os conteúdos entre outros.
  Assim, surgiu a idéia de organizar o seminário e ampliar a reflexão com pais, alunos e demais professores da escola de modo a aprofundar nosso olhar e quem sabe poder pensar uma forma de organizar o curso que atenda aos alunos e continue dando o prazer que é para nós sermos professores da EJA, além, é claro das garantias das condições de trabalho necessárias para um trabalho dessa natureza.
O seminário teve início com todos os alunos da EJA dia 28 de novembro e dia 03 de dezembro com os professores.

Comentários

Rose Gimenes disse…
Muito bom. A EJA precisa mesmo ser discutida pela comunidade escolar e todos precisam participar das decisões. O aluno do noturno precisa e merece um ensino diferenciado que atenda suas necessidades e o ajude a dar continuidade aos estudos.

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE