Jovem Comunica realiza a primeira intervenção de rádio na escola


Texto postado no Blog do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar e reapresentado nesse blog.

A terceira fase do Projeto Rede Jovem Comunica está chegando ao final. Com o tema “Falar e Ouvir - Histórias Individuais e Coletivas”, esta etapa compreendeu oficinas e experimentações da linguagem radiofônica realizadas nas escolas, a partir de reflexões sobre a família e o indivíduo. Mas esse processo de letramento e produção de conhecimento não acaba aí.


Estimuladas pelas ações de educomunicação desenvolvidas no Projeto, as escolas participantes dão um salto e iniciam a apropriação de mais um veículo de comunicação, fazendo suas primeiras intervenções de rádio nos intervalos das aulas com os programas que os educadores e educandos integrantes produziram.


A primeira unidade escolar a experimentar a novidade foi a EMEF Prof. Antonio Carlos de Andrada e Silva, nesta segunda-feira, dia 09 de agosto. Sob a orientação da equipe do NCC São Miguel no Ar, os jovens realizaram intervenções de rádio em quatro intervalos, nos períodos manhã e tarde, e apresentaram uma programação sobre o gênero musical Funk.


“Achei que a rádio foi muito legal. Apesar de que o público queria ficar só ouvindo as músicas, a maioria gostou. No começo eu fiquei com um pouco de vergonha, mas depois fui me soltando e me deu vontade de não parar. Eu quero fazer mais!”, afirma Juciane Santos de Goes, que participou da intervenção. E não foi só ela que gostou do resultado. A realização da rádio nos intervalos despertou o interesse de mais alunos pelo Projeto Rede Jovem Comunica.


É o que manifesta a aluna Tacia da Silva Ignês, que diz "eu já tinha sido convidada para participar do Jovem Comunica antes e não quis entrar porque achava que era chato. Mas hoje vi eles fazendo a rádio no intervalo e gostei muito. Achei muito legal e eu resolvi participar." Agora, a proposta é que as escolas se apropriem dessas práticas e continuem realizando as intervenções.


O Projeto Rede Jovem Comunica 2010 é uma parceria do NCC São Miguel no ar com o Núcleo Mundo Jovem, ambos da Fundação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE