FESTAS JUNINAS Ontem e hoje

AS FESTAS JUNINAS E SUAS MEMÓRIAS
ONTEM E HOJE


Desde que o Brasil mais se parecia com um arraial e pessoas de todas as raças se juntavam em pequenas aldeias para colonizar nosso território, todos já se uniam em momentos inesquecíveis como as festas juninas.
Foi assim também na minha infância, onde os bairros pobres da São Paulo faziam das festas populares do mês de junho a maior e mais alegre momento de lazer e descontração quando todos os vizinhos se encontravam, se confraternizavam , esqueciam os problemas da vida dura daquela época. Nos quintais, as pessoas se juntavam em comemorações animadas que juntavam os vizinhos e seguiam pela madrugada ensinando aos mais jovens como a amizade e a alegria são as coisas mais preciosas da vida.
O centro dessa festa era a fogueira , muitas vezes feita no meio da rua..As crianças pulavam fogueira, soltavam fogos, ao som de um forró animado, embalado por muito vinho quente e a gostosa pipoca para as crianças.Nessas festas eram todos iguais, ricos ou pobres.
As crianças recolhiam prendas na vizinhança para as festas das escolas , associações e clubes, faziam campeonatos de soltar balões ,enfeitavam ruas, ensaiavam danças que aprendiam com os mais velhos, decoravam canções que cantavam nas ruas. Os adolescentes gostavam de simpatias e tradições para dar sorte. As garotas faziam pedidos a Santo Antonio, aprendiam receitas com as mais velhas, mandavam bilhetes pelo correio elegante, ouviam histórias e aprendiam a guardar as suas histórias para um dia contarem aos netos.
Hoje as Festas Juninas continuam sendo um motivo para a comunidade se conhecer, valorizar o que há de positivo em nós ou simplesmente se divertir e multiplicar amigos.
O nosso grande desafio é construir juntos este momento, com amor , resgatando o que há de melhor em nossas tradições, aprendendo a ser comunidade.

MARINA
Professora do ensino fundamental I

Comentários

Rose Gimenes disse…
Sugestão: encontre uma imagem para ilustrar seu texto.
Ficou bacana.
Rose Gimenes

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE