Tarsila Viajante
"Tarsila Viajante" é o nome da exposição que está na Pinacoteca do Estado até 16/03 e traz 36 pinturas da artista além de inúmeros esboços, em sua maioria, frutos de anotações realizadas em viagens. A exposição está dividida em seis módulos que são: "Anos de Formação" reportando aos seus estudos na França de 1920 a 1922; "Ensaios Modernistas", fase em que surge sua obra prima A Negra; "O descobrimento do Brasil", também chamado de Fase Pau Brasil de Tarsila; "Viagem ao Oriente Médio", fase pouco conhecida da artista em que visitou o Egito, Grécia, Chipre, Israel, Turquia e Líbano, em 1925; "Brasil Mágico", sua fase mais importante quando pinta "Abaporu" e "Viagem à Rússia"que inspiram obras de cunho social.
A obra de Tarsila vem sendo estudada em nossa escola e faz parte do cotidiano dos nossos alunos há pelo menos 10 anos. Existem pinturas de Tarsila reproduzidas nas paredes, inclusive a maior delas que ocupa a parede principal do prédio em tamanho gigante, que pode ser vista por toda a comunidade.
Visitar a exposição é fácil, a Pinacoteca do Estado fica ao lado da estação Luz do Metrô. Estão próximos também a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Parque da Luz. Enfim, vários passeios imperdíveis na mesma região.
TARSILA VIAJANTE
Onde: Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, SP, tel. 0/xx/11/3324-1000)
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h. Até 16/3
Quanto: R$ 4, R$ 2, meia entrada (entrada franca aos sábados)
Leia também o artigo: Pinacoteca mostra a força de Tarsila , clicando sobre o link http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1901200807.htm
Comentários