Tarsila Viajante

Obras de arte podem ser apreciadas ao longo de todo o Parque da Luz.

Vista do Parque da Luz com a Pinacoteca ao fundo.

Fachada da Pinacoteca.

Painel da exposição Tarsila Viajante.

Reprodução da obra Abaporu que já faz parte de nossa escola desde 1998, trabalho realizado por artistas da região.


"Tarsila Viajante" é o nome da exposição que está na Pinacoteca do Estado até 16/03 e traz 36 pinturas da artista além de inúmeros esboços, em sua maioria, frutos de anotações realizadas em viagens. A exposição está dividida em seis módulos que são: "Anos de Formação" reportando aos seus estudos na França de 1920 a 1922; "Ensaios Modernistas", fase em que surge sua obra prima A Negra; "O descobrimento do Brasil", também chamado de Fase Pau Brasil de Tarsila; "Viagem ao Oriente Médio", fase pouco conhecida da artista em que visitou o Egito, Grécia, Chipre, Israel, Turquia e Líbano, em 1925; "Brasil Mágico", sua fase mais importante quando pinta "Abaporu" e "Viagem à Rússia"que inspiram obras de cunho social.

A obra de Tarsila vem sendo estudada em nossa escola e faz parte do cotidiano dos nossos alunos há pelo menos 10 anos. Existem pinturas de Tarsila reproduzidas nas paredes, inclusive a maior delas que ocupa a parede principal do prédio em tamanho gigante, que pode ser vista por toda a comunidade.

Visitar a exposição é fácil, a Pinacoteca do Estado fica ao lado da estação Luz do Metrô. Estão próximos também a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Parque da Luz. Enfim, vários passeios imperdíveis na mesma região.

TARSILA VIAJANTE
Onde:
Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, SP, tel. 0/xx/11/3324-1000)
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h. Até 16/3
Quanto: R$ 4, R$ 2, meia entrada (entrada franca aos sábados)


Leia também o artigo: Pinacoteca mostra a força de Tarsila , clicando sobre o link http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1901200807.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE