CAPELA BIACICA - ITAIM PAULISTA


A Capela de Biacica e a Chácara dos Fontouras



Originalmente, a chácara pertencia à antiga Fazenda da Biacica, mantida pela Ordem de Nossa Senhora do Carmo desde 1621. Já a Capela de taipa com características luso-brasileiras, foi construída no fim do século XVII.
Situada na estrada da Biacica, a Chácara dos Fontouras ocupa uma área com cerca de 100 mil m². De propriedade particular, está sem uso há algumas décadas, o que vem comprometendo sua conservação e integridade. Originalmente, pertencia à antiga Fazenda da Biacica, mantida pela Ordem de Nossa Senhora do Carmo desde 1621.
Uma capela de taipa de características luso-brasileiras, com invocação de Nossa Senhora da Estrela de Biacica, foi construída no local no fim do século XVII. A imagem da padroeira foi transferida para a Capela de São Miguel nos primeiros anos do século XX.
Em processo de decadência, a antiga capela recebeu atenção especial por Levén Vampré, o novo proprietário, que a incorporou a uma casa de linhas neocoloniais, construída na década de 1930, para uso em fins de semana e férias. Aproveitando a capela como parte central da casa, a ela foram acrescentados compartimentos laterais, além de uma grande varanda central.
Vampré introduziu elementos artísticos de modo a valorizar a natureza sacra da antiga edificação, idealizando um passado em que o catolicismo teria exercido influência benéfica sobre os indígenas, primitivos habitantes da região.


Outro local que pode ser visitado durante as férias em nossa região, leia mais a respeito: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/subprefeituras/spmp/dados/historico/0002



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESPORTE E CULTURA EMBAIXO DA PONTE